quarta-feira, 4 de junho de 2014

Refração e reflexão da luz











                              Refração:

A refração da luz é um fenómeno que ocorreie quando a luz passa de um meio óptico para outro, onde a velocidade de propagação é diferente. Em geral, quando a luz é refractada sobre a mudança de direcção.
A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, mantendo uma proporção direta. A constante de proporcionalidade é afrequência, que não se altera.

A primeira lei da Refração:                                 

O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidência, estão contidos num mesmo plano.

A segunda lei da Refração:

Os senos dos ângulos de incidência e refracção são diretamente proporcionais às velocidades da onda nos respectivos meios.

O raio refractado aprocima-se da normal quando a velocidade no segundo meioé inferior à velocidade no primeiro meio, caso contrário, afasta-se da normal.
Não há mudança de direcção quando o  ângulo de incidência é de 0º, ou seja, quando o raio incide perpendicularmente à superfícia de separação dos meios.


                                                                                                  Reflexão:


A reflexão da luz é a mudança de direcção ou de sentido que ocorre quando os raios luminosos incidem em certas superfícies, continuado a luz a propagar-se no mesmo meio (meio óptico). Nas superfícies polidas, ocorre a relexão reglar da luz, quase pode desegnar como reflexão da luz. Nas superfícies rugosas, ocorre reflexão difusa da luz, ou difusão, apenas.

Leis da reflexão: 

-O raio incidente, o raio reflectido e a normal, estão no mesmo plano
-Os ângulos de incidência e de reflexão são iguais ( têm a mesma amplitude).



Sem comentários:

Enviar um comentário