quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lentes


As lentes são objectos comuns utilizados em óculos, projectores, máquinas fotográficas e de filmar, etc. São portanto muito úteis e é importante conhecer o seu funcionamento. Uma lente provoca uma mudança de direcção nos raios de luz que nela incidem.

Convergentes:

convergir, ou seja, fazer com que seja guiado para uma mesma direção, sendo assim, feixe de luz que concentra-se num ponto.
Usada para corrigir a hipermetropia, a convergência dos raios  de luz inicia-se assim que os raios de luz encontram a lente e, assim, a focagem é conseguida sobre a retina.
Quanto maior o valor da Potência Focal de uma lente Convergente, maior a capacidade que essa lente tem de fazer convergir (aproximar) os raios de luz.
As lentes convergentes , têm uma curvatura para o exterior, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz.

Divergentes:


divergir, ou seja, afastar, de maneira progressiva, uma coisa de outra coisa, sendo assim o feixe de luz sai de um ponto de fonte e diverge.
Usanda para corrigir a miopia, os raios de luz divergem depois de passar a lente, e assim a convergência feita pelo olho permite obter uma imagem exatamente sobre a retina.
Quanto maior o valor da Potência Focal de uma lente Divergente, maior a capacidade que essa lente tem de fazer divergir (afastar) os raios de luz.
 Lentes divergentes , apresentam uma concavidade, como o nome indica, fazem divergir (afastar) os raios de luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário