quarta-feira, 4 de junho de 2014

Defeito da visão

Miopia:

Na miopia, a imagem dos objectos distantes é focada à frente da retina e não sbre ela. A miopia é consequência de um globo ocular demasiado long ou de um cristalino demasiado convergente. O míope vê mal ao longe vê bem ao perto, na mipia, a imagem é focada à frente da retina.

A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.
Miopia afeta homens e mulheres igualmente. As pessoas com histórico familiar de miopia têm mais probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos casos de olhos com miopia é saudável, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina.
*Para este problema utilizam-se lentes divergentes ou côncavas. 


                Hipermetropia:

Na hipermetropia, a focagem da iamgem dos objectos é feita atrás da retina, devido a uma deficiência no globo ocular ou devido a um cristalino pouco convergente. O hipermetrope vê mal ao perto e vê bem ao longe, na hipermetropia, a imagem é focada atrás da retina.
A hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto.
O grau do hipermétrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum assistir a pessoas que necessitavam de óculos durante a infância, mas que deixaram de os usar na idade adulta. A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento de sintomas, geralmente, ao redor dos 2 anos de idade, onde deverá ser efectuada uma correcção total com lentes de óculos adequadas.
*Para este problema utilizam-se lentes convergentes ou convexas


Astigmatismo:

Normalmente, o astigmatismo está associado a curvatura irregular da córnea, A dorma da córnea é mais ovalada do que esférica. Este desajuste faz com que a luz se frefracte em vérios pontos da retina em vez de se em apenas um, originando uma focagem deficiente.
Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos, próximos ou distantes, ficam distorcidos.O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a hipermetropia ou presbiopia. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários.
Para este problema utilizam-se lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único)

Presbiopia:

A presbiopia, ou 'vista cansada', surge quando o cristalino perde a capacidade de focar os objectos à rigidez dos músculos. Manifestam.se na dificuldade em realizar tarefas que exijam uma visão próxima, como ler, escrever, trabalhar no computar ou enfiar uma linha numa agulha.
A correção deste processo é realizada com o uso
de lentes corretoras multifocaisbifocais ou pelo uso de óculos para leitura. Existem cirurgias experimentais, que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que este volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.

Sem comentários:

Enviar um comentário