Quando mergulhamos qualquer objeto na água, temos a sensação de que se torna mais leve. Parece-nos que algo empurra esse objeto para cima.
Foi há mais de dois mil anos que o sábio grego Arquimedes descobriu que os corpos mergulhados ficam sujeitos a uma força de baixo para cima, designada por impulsão.
Podemos observar nesta 1ª situação que o corpo encontra-se no meio do líquido, isto acontece por uma razão muito simples a força de impulsão é igual ao peso do corpo.
I = P
Podemos observar nesta 2ª situação que o corpo encontra-se a flutuar sobre a superfície do líquido, isto acontece pois a força da impulsão é maior do que o peso do corpo.
Paparente = Preal - I <=> I = Preal - Paparente <=>
Preal = Paparente - I
I > P
Podemos observar nesta 3ª situação que o corpo encontra-se no fundo do líquido, isto acontece pois a força de impulsão é menor que o peso do líquido.
I < P
Outra forma de saber o valor da impulsão é que a impulsão tem o valor do peso do líquido deslocado.
A impulsão depende do volume imerso -> Se colocarmos em água corpos com massas iguais mas volumes diferentes, verificas que o corpo com maior volume tem menor peso aparente porque a impulsão é maior.
A impulsão depende da densidade do líquido -> Se colocarmos o mesmo corpo em água e em água salgada, verificas que na água salgada, que é mais densa, a impulsão é maior.
A impulsão não depende do peso -> Se colocarmos em água corpos com massas diferentes, logo, pesos diferentes, mas volumes iguais, verificas que a impulsão tem exatamente o mesmo valor.
Lei de Arquimedes: Qualquer corpo mergulhado num líquido recebe da parte deste uma impulsão vertical, de baixo para cima, de valor igual ao peso do volume de líquido deslocado.
Nos gases a impulsão é muito menor do que nos líquidos, pois a densidade dos gases é muito menor do que a dos líquidos. é devido à impulsão do ar que os balões das crianças cheios de hélio e os balões de S.João com ar quente sobem lentamente no céu.
Sem comentários:
Enviar um comentário