• O que é o pH da água?
O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.
Em Portugal a dureza varia em diferenciados locais:
•Porque isto acontece?
Por que as águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas, ou seja, em Portugal, nas zonas cálcarias as águas são mais duras, e assim consoantemente.
Curiosidades:
- A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e por vezes nas torneiras e chuveiros.
- Para um número vasto de aplicações, como o combate a incêndios, regar o jardim, lavar as ruas ou manter um barco a flutuar, a água teria de ser muito dura antes de causar problemas. Para outros usos, tanto domésticos como industriais, no entanto, a água dura pode causar alguns inconvenientes. O principal deles refere-se à menor capacidade de precipitar sabão da água dura.
- A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de partes por milhão (geralmente representado por ppm) de Carbonato de Cálcio (cuja fórmula química é CaCO3, ) também representada como mg/l de Cálcio (Ou seja a quantidade de Cálcio em miligramas que existe em cada litro de água). Quanto maior a quantidade de "ppm", mais "dura" será considerada a água.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário